12

No quadro de apoio ao projeto de vida dos jovens e adultos com deficiência mental, a Cercizimbra tem em funcionamento dois Lares Residenciais:

Lar Residencial de Santana e Lar Residencial de Sampaio.

 

Lar Residencial de Santana
Em funcionamento desde abril de 2000, o Lar Residencial de Santana tem capacidade para apoiar 5 jovens/adultos portadores de deficiência mental ligeira. O trabalho desenvolvido pela Equipa de Apoio é direcionado para a organização e gestão da vida diária, bem como para a aquisição e desenvolvimento de autonomias e competências relacionais e comportamentais dos Residentes, preparando-os para uma vida independente.

Lar Residencial de Sampaio
Em funcionamento desde dezembro de 2003, o Lar Residencial de Sampaio tem capacidade para prestar apoio residencial (temporário ou definitivo), adequado às necessidades de 12 jovens/adultos portadores de deficiência mental e/ou motora, com grau de dependência variável, que se encontram impedidos de residir no seu meio familiar normal. Os serviços prestados pelo Lar garantem a satisfação das necessidades dos Residentes e contribuem para a melhoria da sua qualidade de vida.

Actividades
Na concretização dos seus objetivos, os Lares Residenciais têm em conta as capacidades e potencialidades dos seus utentes, desenvolvendo um programa de atividades que garantem e proporcionam:

  • Apoio efetivo para a promoção do exercício da autonomia numa óptica de corresponsabilização;
  • Participação na organização e gestão da vida diária de acordo com as respetivas capacidades;
  • Ambiente que permita uma vivência aproximada do modelo familiar e promova o bom relacionamento entre os residentes;
  • Participação em atividades de lazer, desportivas e culturais;
  • Participação dos familiares, sempre que possível, desde que corresponda à vontade do utente e contribua para um maior bem-estar e equilíbrio emocional.

Áreas de Intervenção
O apoio residencial constitui-se como um meio de promoção de autonomias e de aquisição e desenvolvimento de competências, com contributos significativos ao nível da melhoria da qualidade de vida, do exercício da cidadania e da efetiva integração social dos Utentes apoiados.

Serviços Prestados:

  1. Alojamento
  2. Alimentação
  3. Higiene pessoal
  4. Tratamento de roupa
  5. Treino de autonomias e competências pessoais e sociais
  6. Apoio psicossocial
  7. Apoio no acesso aos cuidados de saúde
  8. Actividades sócio-culturais

População Atendida
O Lar Residencial destina-se a alojar jovens e adultos portadores de deficiência, de idade superior a 16 anos, que se encontrem impedidos temporária ou definitivamente de residir no seu meio familiar normal.
Os Utentes do Lar Residencial de Sampaio frequentam o Centro de Actividades Ocupacionais da Cercizimbra. Os Utentes do Lar Residencial de Santana frequentam o Centro de Reabilitação Profissional ou estão integrados em mercado normal de trabalho.

Equipa

  • Director Técnico / Técnico de Serviço Social
  • 1 Psicólogo
  • 1 Terapeuta Ocupacional
  • 9 Ajudantes de Ação Directa