PÓLO DA QUINTA DO CONDE
Este edifício em construção será composto por três valências: ao nível do r/c um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO),um Tanque de Hidroterapia e Ginásio/Fisioterapia. Ao Nível do 1º andar um Lar Residencial com capacidade para utentes 24 utentes, com 10 quartos duplos e 5 quartos simples.

CAO QC CAO QC2 CAO QC3 CAO QC4 CAO QC5 CAO QC6

INSTITUTO NACIONAL DE REABILITAÇÃO – INR

Programa Nacional de Financiamento  a projetos pelo INR, 2019

PROJETO 249/2019 ” RECREIOS INCLUSIVOS”

No âmbito do projeto “Recreios inclusivos” co-financiado pelo Programa Nacional de Financiamentos a Projetos pelo INR, 2019, as respostas sociais Centro de Animação para Infância (CAI) e Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da Cercizimbra, irão promover a formação “A Importância do Recreio”, orientada pela professora Amália Rebolo, destinada a todos os profissionais da área da Educação, Animação e Intervenção Comunitária interessados em refletir, explorar e consolidar metodologias e estratégias na área do recreio escolar enquanto espaço privilegiado de educação, inclusão e socialização.

A formação decorrerá no 1º período letivo 2019/2020, durante os momentos de pausa letiva, com duração de 25h distribuídas por 6 módulos. O 1º módulo de formação encontra-se agendado para dia 5/9 na EB 1 da Cotovia das 09:30 à 13:00, momento em que serão agendadas as datas e horários dos restantes módulos.

Objetivos da ação

A formação pretende produzir mudanças de práticas, procedimentos e materiais didáticos com foco na promoção do Bem-Estar Escolar ao invés da prevenção do Bullying. Metodologia centrada na promoção de relações positivas que estimulem: a brincadeira com os amigos; a cooperação; o respeito pelas diferentes ideias como possibilidades de ganho de informação; a inclusão daquele que é especial; aprendizagem de estratégias assertivas; desenvolvimento de capacidades de resiliência; promoção do otimismo.

Conteúdos da ação

– Definição de conceitos – caraterização
– Dados de Estudos nacionais e internacionais
– Identificação e caraterização dos intervenientes em bullyin
– Causas de bullying Sociometria como instrumento de organização de grupos e de identificação de alunos em risco
– Recreios, amigos e brinca
– Espaços de jogo e recreio (caraterísticas, segurança e risco)
– Empatia e cooperação
– Ética, Direitos e democracia
– Assertividade e resiliência
– Inclusão
– Educação para o otimismo

Destinatários da formação: Profissionais da área da Educação, Animação e Intervenção Comunitária e pais da Cercizimbra e Agrupamentos de Escolas de Sesimbra.

 

PROJETO 257/2019 ” VER, SENTIR … E INSPIRAR”

A Rede de Unidades Residências da Cercizimbra realizou workshops de Comida Vegan, Aulas de Ioga, Musicoterapia, visitas a espaços culturais, desportivos e também à reserva animal “Monte Selvagem “.

PROJETO 214/2019 ” MÃOS NA TERRA”

MÃOS DA TERRA apresentação