A Cercizimbra foi pioneira na promoção de culturas escolares propícias a uma aprendizagem eficaz incentivando a participação de toda a comunidade educativa. Para isso apostou na criação de equipas multidisciplinares (CRI) que apoiam, há mais de uma década, a inclusão das crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE) na escola, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada indivíduo, em parceria com as estruturas da comunidade, apoiando e dotando as escolas por forma possibilitar a integração de todos os alunos.
A instituição defende que a Educação Inclusiva é essencial à realização humana e ao desenvolvimento social e económico, promovendo uma educação para todos, livre de barreiras, de descriminação e que respeite a diversidade. Uma educação centrada na comunidade e no trabalho em parceria, centrada na cooperação entre todos e na flexibilidade.
Cada ano de escolaridade são apoiadas cerca de 500 crianças e jovens com NEE e suas famílias que frequentam as escolas de Sesimbra e Seixal. Ao longo de mais de uma década foi possível integrar todas as crianças com Necessidades Educativas Especiais, nas escolas regulares, criar Unidades de Referência, sensibilizar a comunidade educativa para a diversidade no sentido de promover a igualdade de oportunidades, ajudar a construir projectos de vida e reforçar os laços entre a escola e sociedade.
Escolas
- Agrupamento de Escolas de Sampaio
- Agrupamento Navegador Rodrigues Soromenho
- Agrupamento de Escolas Boa-Água
- Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
- Agrupamento de Escolas Michel Giacometti
- Agrupamento de Escolas Pinhal Frades
- Agrupamento de Escolas António Augusto Louro
- Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato
- Escola Secundária da Amora
Unidades de Apoio a Alunos com Multideficiência
- Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho
- Agrupamento de Escolas da Boa-Água
- Agrupamento de Escolas Pinhal Frades
- Agrupamento de Escolas António Augusto Louro
Unidades de Apoio a Alunos com Autismo
- Agrupamento de Escolas de Sampaio
- Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
- Escola Secundária da Amora
Objetivos Específicos
1. Criar uma Escola para Todos
- Apoio em Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade e Fisioterapia para os alunos com NEE
- Atividades: Hipoterapia e Natação adaptada
- Apoiar a elaboração, a implementação e monitorização de programas educativos individuais;
- Criar e disseminar materiais de trabalho de apoio às práticas docentes, nos domínios da avaliação e da intervenção;
- Apoiar o processo de avaliação das situações referenciadas;
- Promover acessibilidades;
- Apoio à inserção de alunos com NEE na escola regular;
- Promoção de diálogo e reflexão entre todos os intervenientes do processo educativo;
- Contribuição para a igualdade de oportunidades, promovendo a existência de um currículo flexível;
- Colaboração com os professores e Direções na flexibilização dos currículos, adequação à realidade local e ao perfil de cada aluno;
- Consciencialização da comunidade educativa para a inclusão de pessoas com deficiências e incapacidade;
- Promoção de dinâmicas indutoras de estratégias inclusivas no seio da comunidade educativa;
- Promover a participação social e a vida autónoma.
2. Apoio à Família
- Reforço das competências parentais facilitadoras de um desenvolvimento positivo das crianças e jovens com NEE;
- Encaminhamento e acompanhamento aos serviços disponíveis na comunidade (Câmaras Municipais, Segurança Social, IPSS, CPCJ, Serviços de Saúde, Tribunais, etc.).
3. Promover e monitorizar processos de transição da escola para a vida pós-escolar
- Avaliação das aptidões, competências e interesses dos jovens;
- Procura ou criação de respostas adequadas aos perfis individuais englobando a família e a comunidade;
- Encaminhamento de alunos para a Formação Profissional e/ou estágios profissionais;
- Promoção e monitorização de processos de transição da escola para a vida pós-escolar de jovens com deficiências e incapacidade;
- Mobilização das entidades empregadoras no apoio da integração profissional;
- Promoção os níveis de qualificação escolar e profissional, apoiando as escolas e os alunos;
4. Promover Ações de Formação
- Dinamização de ações de formação para professores/famílias;
- Dinamização de estratégias pedagógicas junto dos professores;
- Colaboração em experiências pedagógicas;
- Criação e adaptação de materiais de trabalho de apoio às práticas docentes, nos domínios da avaliação e da intervenção;
- Promoção da formação contínua dos docentes.
5. Criação de Redes de Apoio na Comunidade
- Articulação com os diversos recursos da Comunidade;
- Representatividade na Rede Social e no Concelho Municipal de Educação.
Destinatários
1. Crianças e jovens com NEE:
- Apoio Terapêutico;
- Serviço de proximidade, dado que se situa no contexto da sua área de residência;
- Constitui-se como um ponto de referência para os alunos/famílias;
- Permite obter informações especializadas no âmbito das deficiências/incapacidades de modo rápido;
- Integra os diversos serviços a que possa ter que recorrer.
2. Famílias:
- Integra a família no processo;
- Tenta responder às necessidades da família e do aluno;
- Apoia a definição e implementação de estratégias de suporte da família.
3. Agrupamentos de Escola:
- A Equipa funciona dentro do espaço da escola;
- Possibilidade de contar com recursos humanos especializados e não disponíveis no quadro dos agrupamentos;
- Possibilidade de organização de ações conjuntas no sentido da otimização de recursos e esforços;
- Possibilidade de obter esclarecimento no que respeita à temática de deficiências e incapacidade.
4. Empresas:
- Promove a responsabilidade social.
5. Comunidade:
- Desenvolve actividades de consciencialização da comunidade visando a construção de uma efectiva sociedade inclusiva;
- Efectua a potenciação e maximização de recursos e dinâmicas;
- Potencia a inclusão social e profissional das pessoas com deficiências e incapacidade.