Centro de Recursos para a Inclusão

Objetivos

Apoiar a inclusão de crianças e jovens através de serviços especializados

Promover a facilitação do acesso ao ensino e à formação

Promover a participação social e a vida autónoma

Promover a facilitação do acesso ao trabalho e ao lazer

Público-Alvo

Crianças e jovens do 1º ao 12º ano de escolaridade, com necessidades especificas de educação

Atividades

Realizar avaliações especializadas
Colaborar no processo de identificação e implementação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão
Participar na elaboração, implementação e monitorização de programas educativos individuais (PEI)
Desenvolver ações de apoio à família
Prestar apoios especializados nos contextos educativos: Psicologia -Terapia da Fala; Terapia Ocupacional; Fisioterapia; Psicomotricidade
Apoiar na conceção e adaptação de materiais de trabalho de apoio à prática dos docentes, na utilização de materiais adaptados e de tecnologias de apoio.
Colaborar na implementação de metodologias e estratégias de ensino estruturado
Participar na organização de atividades e estratégias com vista ao desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social.
Colaborar na preparação do processo de transição para a vida pós-escolar, nomeadamente na elaboração e implementação dos PIT-Planos Individuais de Transição.
Realizar ações de capacitação de docentes, assistentes operacionais, pais ou elementos da comunidade
Promover a criação redes de apoio na comunidade
Apoiar a organização de atividades que permitam o acesso ao lazer e à participação social.

Equipa

Fisioterapeuta

Psicólogos

Terapeutas da Fala

Psicomotricistas

Diretora Técnica

Luísa Beirão

Psicóloga

Formação

Licenciatura em Psicologia Educacional

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Membro efetivo da OPP

Funcionamento

O CRI tem parceria com os nove Agrupamentos de Escolas em nos Concelhos de Sesimbra e Seixal:

 

  • AE Navegador Rodrigues Soromenho
  • AE Sampaio
  • AE Boa Água
  • AE Michel Giacometti
  • AE Quinta do Conde
  • AE António
  • Augusto Louro
  • AE Pinhal de Frades
  • AE Pedro Eanes Lobato
  • Escola Secundária Não Agrupada de Amora

Elegibilidade

Avaliação especializada pelo (s) técnico (s) em colaboração com a Equipa Multidisciplinar (EMAEI) de cada Agrupamento de Escolas

Determinação das medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, dos apoios especializados a implementar - Elaboração do RTP

Identificação, com as EMAEI, dos alunos com dificuldades significativas na aprendizagem e /ou na realização de atividades nos seus contextos de vida que necessitam de apoios especializados do CRI.

O Nosso Impacto

Alunos apoiados em média por ano